sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Educação Infantil (4)

Hoje, na última palestra do seminário de educação da Feevale, que estive assistindo nos ultimos dois dias, o palestrante falou algo que me fez pensar. Citou o exemplo de uma descoberta de sua filha, quando saiu da educação infantil e ingressou no fundamental. Passadas duas semanas de seu primeiro dia de aula no ensino fundamental disse a seu pai: "Pai, na minha escola o tempo acaba". O palestrante nos fez refletir sobre esta mudança tão brusca pela qual passam as crianças, onde na educação infantil têm um estudo mais livre, sem horários tão rígidos, enquanto no ensino fundamental tem "o tempo de brincar", "o tempo de ler", o tempo de desenhar", e quando toca o sinal, ou a professora resolve trocar de atividade "o tempo acaba"

2 comentários:

Roseli Hoffmeister Eberhardt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roseli Hoffmeister Eberhardt disse...

Olá Jéssica!
Realmente as mudanças ocorrem rapidamente, lembro bem como me senti ao entrar na primeira série, não havia um período de adaptação, partíamos direto para a alfabetização.
Que bom que agora as escolas estão adequando-se para oferecer o primeiro ano, pois o que ocorria que nossos alunos ainda chegavam sem noções básicas para a alfabetização, sem contar que para eles era fundamental o brincar, então a saída da educação infantil para a alfabetização era muito brusca. Mas esquecemos muito que nós e nossos alunos também aprendemos brincando.
Um abraço, Rose