quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Cotidiano profissional em Sala de Aula (2)

Estive até agora no Seminário de Educação da Feevale. A discussão da noite era sobre o saber fragmentado. Falavam que o currículo escolar havia sido feito de forma a aprofundar o saber, e que, para isto fragmentava o conhecimento em partes (como se faz com uma equação matemática. Analisa-se, resolvendo-a em partes, até que se consiga resolver o todo). Só que lá pelas tantas, o saber fragmentado, que seria para nos fazer entender melhor o todo, vira "apenas um saber fragmentado", e perdemos a visão do todo, ficando as partes sem sentido.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito interessante!
É por isso que sempre digo que nosso planejamento é uma construção conjunta com o saber do nosso aluno! Devemos avançar em nosso planejamento de acordo com o que eles estão aprendendo! Se construirmos juntos, iremos "montando o quebra-cabeças do saber" e os fragmentos com certeza irão se reunindo, criando forma e vida!
Um beijo.